150 ANOS DE SANTOS DUMONT

KC-390 transporta réplica do primeiro aeroplano da história

Em comemoração aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, Força Aérea Brasileira realiza diversos eventos comemorativos
Publicada em: 25/06/2023 16:45
Imprimir
Fonte: MUSAL, por Coronel Sarandi Oliveira
Edição: Agência Força Aérea

A aeronave KC-390 Millennium transportou a réplica do 14-Bis, primeiro aeroplano “mais pesado que o ar” a alçar voo por seus próprios meios. O material que simboliza o feito de Santos Dumont em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, em Paris, na França, partiu do Museu Aeroespacial (MUSAL) e chegou à Base Aérea de Brasília (BABR) nesta quinta-feira (22).

No ano em que se comemora o sesquicentenário do aniversário do Pai da Aviação, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza diversos eventos comemorativos por todo o território brasileiro e também no exterior. Acompanhe as informações pelo site especial clicando aqui.

Neste contexto, o MUSAL, criado há 50 anos com o propósito inicial de defender e enaltecer o pioneirismo de Santos Dumont e cuja missão é preservar e divulgar o patrimônio cultural da Aeronáutica Brasileira, disponibilizou algumas peças referentes ao acervo histórico do Patrono da Aeronáutica para exposições e solenidades.

EXPOSIÇÃO

Com apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, a FAB realiza a exposição comemorativa “150 anos do Pai da Aviação”. Uma oportunidade única de viajar pela vida, obras e valores de Alberto Santos Dumont em 150 imagens. 

Além disso, serão expostas peças exclusivas de Santos Dumont, maquetes de aeronaves e réplicas de aeronaves. A exposição acontece de 28/06 a 30/07, no Salão Negro do Congresso Nacional.

 

AVANÇOS

Em paralelo a esse momento, o MUSAL vem realizando várias reformas e melhorias de seus espaços expositivos, em particular, visando o grande evento alusivo aos 150 Anos de Santos Dumont e aos 50 Anos do Museu, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho. Nesses dias, também ocorrerá o tradicional “Portões Abertos”, evento com entrada gratuita com várias atrações e atividades programadas, a exemplo da exposição da réplica da aeronave F-39 Gripen, demonstrações aéreas, destacando a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, mostras de filmes, atividades educativas e visitas às salas temáticas da Instituição.

Ainda alusivo ao Pai da Aviação, acontece o Circuito de Corridas Musal Air Run, composto por três etapas que homenageiam três dos grandes inventos de Santos Dumont: “Balão Brasil”, que foi realizada no dia 18 de junho; “14-Bis”, que acontecerá no dia 27/08, e “Demoiselle” no dia 26/11.

Fotos: MUSAL e Soldado Bispo / BABR

imagens/original/45720/01_(27).jpeg
imagens/original/45720/01_(30).jpeg
imagens/original/45720/DSC_7951.JPG
imagens/original/45720/DSC_7957.JPG